A Periodontite pode levar à perda de dentes

blog-2
Atualizado em 1-12-2013 | Periodontite | 0 Comentários

A periodontite pode levar à perda de dentes “sãos”

São frequentes casos de pacientes que nos procuram queixando-se que têm um ou mais dentes a abanar. Em muitos destes casos a única solução possível é a extracção. Esta notícia deixa alguns perplexos pelo facto os dentes estarem aparentemente “sãos” e sem cáries.

Na verdade a periodontite é uma doença das gengivas que provoca a destruição do osso. Esta destruição, apesar de lenta, é continua e não pára enquanto não for efectuada uma curetagem sub-gengival, ou seja, uma limpeza abaixo no nível das gengivas onde há tártaro, placa bacteriana e tecido inflamatório. Após a eliminação de todas as bactérias nos tecidos que envolvem e suportam os dentes o processo reabsorção óssea termina. Contudo, não voltará a surgir osso.

Acontece, também, que as bactérias envolvidas nesta doença são diferentes das bactérias que provocam a cárie, acrescendo que as primeiras não permitem o desenvolvimento das segundas. Assim, é frequente que os pacientes que sofrem de peridontite não apresentem cáries e que, com regularidade, se tenham de extrair dentes que os pacientes dizem estar sãos.

Escreva aqui o seu comentário