Porque se deve colocar aparelho dentário
As situações de apinhamento ou desalinhamento dentário podem ser corrigidas através da colocação de aparelhos dentários. Estes aplicam forças sobres os dentes provocando uma deslocação lenta para a posição desejada.
Após a colocação do aparelho de dentes, pode haver um ligeiro desconforto durante a primeira semana, sobretudo a mastigar. A colocação de Aparelho nos Dentes não provoca dor.
Para além das vantagens estéticas, os tratamentos de ortodontia podem evitar problemas nas gengivas, dores dentárias e faciais.
Tipos de aparelhos dentários que pode colocar na nossa clínica
Na nossa clínica dentária fazemos uso das mais recentes e inovadoras técnicas da Ortodontia, assim dispomos de vários tipos de aparelhos dentários, cada um adaptado a diferentes exigências por parte dos pacientes. Veja alguns exemplos de aparelhos dentários de que dispomos:
Incognito
É a grande inovação na ortodontia do século XXI. Indicado em todos os pacientes que têm como exigência absoluta a estética. Aparelho ortodontico lingual, invisível. Tem a vantagem de evitar manchas de desmineralização provocadas pelo aparelho convencional vestibular. Braquetes totalmente costumizadas, e individualizadas, feitas à medida de cada paciente. São construídas numa liga de 70% de ouro. Braquetes de baixo perfil e como tal mais confortáveis para o paciente.
Autoligável / Damon system
Técnica inovadora, é uma filosofia de tratamento. Aparelhos que podem ser, metálicos ou de porcelana (estéticos), Verifica-se uma acentuada diminuição da necessidade de extrações de dentes saudáveis, excepto quando têm vantagem estética para o paciente. Permite uma expansão dentária acentuada, com forças suaves. As consultas podem ser feitas de 2 em 2 meses, em vez de mensais como na técnica ortodontica convencional. Estas mais valias são conseguidas à custa de uma diminuição drástica da fricção que é gerada pelos elásticos dos aparelhos convencionais e que têm de ser trocados mensalmente.
Durante quanto tempo se usa aparelho nos dentes
O tempo típico de duração de um tratamento ortodontico varia entre 1 e 2 anos e meio, durante o qual se efectua uma consulta por mês para controlo e substituição de alguns dos componentes do aparelho ortodontico.
No final do tratamento, é fundamental utilizar um aparelho de contenção, pelo menos durante 6 meses, para impedir que os dentes voltem para posições anteriores.
Como se processa a colocação do aparelho dentário
Antes de iniciar o tratamento o Médico Dentista elabora um estudo cefalométrico que inclui a construção e análise de modelos da sua boca, estudo fotográfico, RX panorâmico e de perfil. Este estudo vai permitir definir o tempo de tratamento, o tipo de aparelhos dentários a utilizar e as forças a exercer durante o tratamento.