O que são os implantes dentários
Os Implantes Dentários são pequenas estruturas em titânio que têm como função suportar um dente de porcelana (coroa). São, deste modo, “raízes artificiais” que permitem a substituição dos dentes naturais. Os Implantes de Dentes são seguros e fiáveis, sendo, em termos estéticos e de conforto, idênticos aos dentes naturais. Após a dentição de leite e a definitiva, os implantes de dentes correspondem à “3ª dentição”.
A colocação de implantes é rápida e indolor
Os implantes dentários permitem obter a substituição de apenas um dente, de vários dentes ou a substituição total dos dentes de uma arcada, sendo a sua colocação indolor. A colocação dos implantes de dentes varia, na maioria dos casos, entre 30 a 60 minutos, dependendo do caso concreto e do número de implantes a colocar.
Como se processa o implante de dentes
Antes de iniciar o tratamento, o Médico Dentista avalia o osso existente nas zonas a colocar implantes através de um TAC, de um RX panorâmico e da observação clínica. Assegurada a existência do osso necessário à colocação do implante e o despiste de outras patologias que inviabilizem a sua colocação, programa-se o tratamento. Caso contrário, executa-se um enxerto ósseo prévio à colocação dos implantes.
O processo de colocação de um dente implantado tem duas fases. Em primeiro lugar, procede-se à colocação do implante dentário propriamente dito (que corresponde à raiz do novo dente). Na segunda fase, após a osteo-integração do implante (correcta aceitação e integração do implante pelo osso), que dura cerca de 3 a 6 meses, o Médico Dentista coloca a coroa sobre o implante.